terça-feira, 8 de janeiro de 2008

CROMOTERAPIA

A cromoterapia envolve o tratamento de uma pessoa com raios coloridos de modo a restabelecer a harmonia do seu corpo, recuperando assim a saúde e bem estar.

Estamos constantemente rodeados pela cor, nas suas múltiplas manifestações. Têm o poder de evocar os nossos sentimentos e as nossas recordações, possuindo uma linguagem própria. Usada como uma energia, a cor tem o poder de acalmar, excitar, inspirar, equilibrar, manipular, criar um estado de harmonia e curar. Actua sobre os três níveis do nosso ser - corpo, mente e espírito.

O ser humano, é formado por uma grande quantidade de células, actuando diferentemente entre elas. As células são unidades vivas e independentes que geram uma energia pulsante e que transmitem vibrações contínuas. Essas vibrações formam o corpo como um todo e criam um campo energético chamado aura ou campo electromagnético.

Quanto melhor nos conhecermos em relação à forma como somos constituídos, melhor a nossa qualidade de vida. Mas não basta a perfeição da carne, mas sim um equilíbrio entre a carne e o espírito, muitas das doenças físicas existentes advêm daí.

Enquanto na medicina oficial alopática se tenta anular os efeitos da doença, na medicina tradicional, tida como alternativa, tenta-se chegar à causa dos problemas que sempre vêm do foro interno da própria pessoa ou seja uma doença pode ser física, emocional, metabólica ou mental.

Somos seres que obtemos a nossa vida e o nosso bem estar do sol. Já todos experimentamos como podemos ficar deprimidos no Inverno quando os dias são mais curtos e há falta de sol. Em países frios como a Finlândia, Noruega e Suécia, existem muito mais depressões e refúgio no álcool e nas drogas.

Através do sol nós recebemos todas as cores. A nossa vida actual, leva-nos a que cada vez mais vivamos em locais fechados onde essa luz não chega, impedindo-nos assim de receber e beneficiar das propriedades curativas da luz natural do dia e sujeitando-nos aos efeitos nocivos da luz artificial.

O homem da pré-história vivia uma estreita relação com a natureza pois absorvia e respirava as cores vivas da natureza.

O uso das cores é uma das mais antigas formas de terapia.

Seguidamente apresentamos uma lista de algumas cores e algumas das suas utilizações:

VERMELHO - Em casos de paralisia deve-se usar pois faz subir a temperatura do corpo e melhora a circulação. É altamente energizante.

LARANJA - Elimina o estado de depressão, sendo por isso uma boa cor para usar em doentes maníaco-depressivos, ou com tendências suicidas. Também bom para utilizar no tratamento da vesícula biliar ou de pedra no rim.

AMARELO - Transportando energia positiva, estimulante e inspiradora, pode-se utilizar pois fortalece os nervos e estimula a actividade mental. Actua também na pele, melhorando a sua textura, limpando e curando cicatrizes, e outros problemas de pele. É também usado no tratamento do reumatismo e da artrite, pois ajuda na dissolução dos depósitos de cálcio nas articulações.

VERDE - O verde é óptimo para equilibrar as energias positiva e negativa da pessoa. Pode assim equilibrar as três partes do nosso ser, o corpo, a mente e o espírito, criando assim um todo.

O verde possui grandes propriedades anti-sépticas, o que o torna muito útil em infecções, para desintoxicações e em alguns casos de doenças do coração.

TURQUESA - É a cor usada para auxiliar o sistema imunitário. É utilizado no tratamento de infecções e de SIDA. Como a sida é provocada por um vírus que destrói o sistema imunitário, o turquesa, ao fortalecer este sistema pode prolongar a vida de um doente com sida.

AZUL - É uma excelente cor para tratar a tensão, o medo, as palpitações e a insónia. Reduz a inflamação e é usado no tratamento da laringite, da garganta inflamada, da amigdalite e da papeira. utiliza-se igualmente no tratamento de situações de choque, picadas e dores de cabeça.

VIOLETA - Esta cor pode levar uma pessoa que esteja previamente preparada, a um estado alterado de consciência. Usado na cura pode fortalecer a estrutura de uma célula fraca e restaurar a energia. Trata-se de uma cor a utilizar no caso de perturbações psicológicas como a esquizofrenia. Também é utilizada no tratamento da ciática, doenças do couro cabeludo e de todas as perturbações relacionadas com o sistema nervoso.

MAGENTA - Esta cor é excelente para nos libertarmos de velhos padrões de vivência enraizados em nós desde a nossa infância. Para aprendermos a crescer devemos libertar-nos emocionalmente do passado. Bom para casos de um grande desgaste emocional provocado pela perda de alguém muito querido. Pode também ser usado no tratamento de zumbido nos ouvidos, quistos benignos e descolamento da retina.

Nenhum comentário: